Prémio Nobel da Literatura


 (http://estaticos01.expansion.com/imagenes/2009/10/09/1255041211_0.jpg)
O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído este ano à escritora alemã de origem romena Herta Müller. Segundo a Academia sueca a escolha recaiu sobre Herta Müller pois esta descreve em prosa poética o universo dos desprotegidos. A opressão é o tema central de toda a sua obra, que em Portugal conta apenas com dois livros publicados, “O homem é um grande faisão sobre a terra”, da editora Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado pela Difel.
Nascida a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de Nitzkydorf, perto de Timisoara, na Roménia. Herta Müller estudou alemão e literatura romena na sua terra natal e trabalhou depois como tradutora numa fábrica de Timisoara, sendo demitida  em 1979 por se ter recusado a colaborar com a polícia política de Nicolae Ceaucescu.
Müller acabou por abandonar o seu país em 1987 para ir para a Alemanha com o marido, o também escritor Richard Wagner. Para trás deixou uma longa luta perdida pela publicação dos seus trabalhos frontalmente críticos ao regime totalitário de Ceausescu, que acabaria por ser derrubado dois anos depois de Müller sair da Roménia.
Vários prémios já tinham distinguido esta escritora: em 1984 foi galardoada com o Prémio Aspekte, em 1995 recebeu o prémio europeu de literatura Aristeion e foi eleita para a Academia Alemã para Língua e Poesia. Em 1998, recebeu o prémio irlandês IMPAC, no ano seguinte o Prémio Franz Kafka. Em 2003, foi-lhe atribuído o prémio Joseph Breitbach de literatura alemã, em 2004 o prémio de literatura da Fundação Konrad Adenauer , em 2005 o Prémio de Literatura de Berlim e, em 2006, o Prémio Würth de literatura europeia.


Nenhum comentário: