A estante do...Professor Pedro Sá


Dois na área dos romances...


O Perfume, História de um assassino
Patrick Suskind

Um romance perfumado que, pelas suas descrições, nos apela a um exercício de imaginação olfativa. A narrativa é envolvente levando a um posicionamento bivalente, umas vezes do lado do assassino outras do lado da proteção das vítimas.

A Insustentável Leveza do Ser
Milan Kundera

Um livro livro fora de época, ou seja, 27 anos depois da sua publicação, permitiu-me "olhar" para o romance livre da carga cultural vigente no Portugal da altura. Esse atraso não premeditado amadureceu o meu posicionamento sobre as questões amorosas e políticas que retrata. Com um narrativa envolvente com as personagens a refletirem a questão de Parmênedes (530 a.C – 460 a.C) sobre a leveza e o peso e do "eterno retorno" de Nietzsche. Descritivo q.b. quanto a uma guerra injusta e ás cidades (Praga sobretudo) onde se desenvolve a narrativa.


Dois livros sobre emoções... ou quase!

Blink
Malcolm Gladwell

Um livro de divulgação científica que nos fala da intuição como algo onde podemos (...e devemos!) fundamentar as nossas decisões. Muitas das nossas decisões "mais intuitivas", sobretudo quando percebemos da matéria, são, muitas vezes, mais acertadas do que aquelas fundamentadas numa razão, aparentemente, mais calculada.


Previsivelmente Irracional
Aprenda a tomar melhores decisões
de Dan Ariely

Também um livro sobre emoções e "irracionalidades". Algumas das nossas decisões, apesar de não nos apercebermos completamente, são irracionais. O autor relata algumas experiências e deixa-nos a refletir sobre aquilo que nos leva a preterir uma "boa escolha" baseada em cálculos racionais por uma outra perfeitamente irracional.

Nenhum comentário: