Mega Árvore de Natal no Porto para promover a reciclagem
A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, que integra a European Recycling Platform, na esteira da sua estratégia de sensibilização e promoção da recolha e reciclagem de REEE, escolheu este ano a cidade do Porto como destino da sua acção "Neste Natal dê um Presente ao Ambiente".
A acção de Natal da ERP Portugal de 2009, que tem como parceiros a Lipor, o Metro do Porto, a Porto Lazer e a Delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa, irá decorrer nos próximos dias 18, 19 e 20 de Dezembro, das 10:00 às 18:00, na Estação da Trindade do Metro do Porto, onde irá ter uma mega árvore de Natal com 10m junto à qual irá proceder à recolha de pequenos REEE. Clica aqui para saberes mais.
Há prémios para quem entregar a maior quantidade de REE!
António Gedeão no Pão com Rimas
Neste dia celebrou-se também o Dia Nacional da Cultura Científica, data escolhida em sua homenagem. Fica aqui o Poema para Galileu, dito por Mário Viegas.
Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas
Se tens uma pergunta importante para fazer aos líderes mundiais sobre a mudança climática, tens agora uma oportunidade única.
A CNN e o YouTube realizarão um debate ao vivo em Copenhaga, no dia 15 de dezembro, em que os líderes e os activistas da COP15 irão responder às perguntas mais votadas sobre mudanças climáticas.
Envia as tuas perguntas para aqui e vota nas tuas favoritas até 14 de dezembro.
Deixamos aqui o filme de abertura: Please help the world.
Natal Solidário
- para saberem mais sobre presentes solidários, cliquem aqui.
- uma belíssima ideia dos CTT, que está ao alcance de todos.
- para um Natal mais ecológico.
Exposição Comemorativa dos 20 anos da Queda do Muro de Berlim
Bullying
Dia Nacional da Cultura Científica
Pão com Rimas
Reclama o teu prémio na Biblioteca Escolar!
Declaração dos Direitos dos Livros
Artigo 1
Os livros, todos os livros, têm direito a existir.
Artigo 2
Os livros são iguais entre si, sem distinção de origem, fortuna, nascimento, opinião ou editor.
Artigo 3
Todo o livro tem direito à vida, à comercialização, à possibilidade de ser exposto ao leitor e de proporcionar ao seu autor a de ser lido e renumerado com justiça.
Artigo 4
Todos os livros são iguais perante a lei, a qual os submete à igualdade de preço em qualquer lugar onde sejam expostos.
Artigo 5
Todos os livros têm direito a que, em qualquer lugar, se reconheça a sua personalidade, a personalidade do autor e do editor.
Artigo 6
O livro, como uma obra de imaginação bem como de investigação, dirige-se à imaginação e às necessidades do ser humano. Assim, na sua comercialização, não deve ser tratado como um simples produto de consumo corrente.
Artigo 7
O livro é e será garante das nossas liberdades. Não pode em nenhum caso ser submetido a alienação, seja no plano do pensamento, seja no plano da sua vocação fundamental, que é promover o livre intercâmbio de culturas, mentalidades e saberes.
Artigo 8
O livro, motivador da abertura de espírito, da ciência, dos prazeres, depositário do saber enquanto obra de criação, deve ser tratado como um bem indispensável para a cultura, a promoção social e espiritual e a informação, não pode ser tratado como uma vulgar fonte de lucros.
E agora é a vossa vez: O que gostariam de ver acrescentado ou alterado a esta declaração?
Ficamos à espera dos vossos comentários.... nós e os prémios para os mais originais!
(via Pó dos Livros)
"Ciclo de Cinema Res Publica"
Dia Internacional da Tolerância
Mês Internacional da BE
Ao longo do mês de Outubro a Biblioteca apresentou-se aos novos utilizadores: alunos do 7º e do 10º ano. Os alunos visitaram a biblioteca e assistiram a uma apresentação sobre o modo de funcionamento, os comportamentos a adoptar, a organização e as áreas funcionais em que se encontra dividida.
Seguidamente todas as turmas realizaram um bibliopaper, em que exploraram os recursos que a BE tem para oferecer.
Podes ver no slideshow alguns momentos dessas visitas.
10º E - Christophe Salgado, nº9; Paulo Oliveira, nº22, e Pedro Campelo, nº24.
Viajar com....Teixeira de Pascoaes
No próximo dia 21 de Novembro, realizar-se-á uma viagem cultural a Amarante, intitulada "Viajar com... Teixeira de Pascoaes", que está aberta a toda a comunidade escolar.
Inscreva-se na Biblioteca Escolar ou na Reprografia até ao dia 19 de Novembro.
O preço é 15 euros e inclui viagem, almoço e visita ao Solar de Pascoaes e ao Museu Amadeu Souza Cardoso.
Para consultar o programa, clique aqui.
"Contra os Muros na Cabeça"
Os festejos terminam com o derrube simbólico de mil "pedras" de um dominó gigante colocadas ao longo do antigo percurso do Muro, uma das "pedras" foi concebida pelos alunos da escola luso-alemã de Berlim, tem pintadas bandeiras de países lusófonos, nomeadamente Angola, Portugal e Brasil, e é encimada pelo lema "Contra Os Muros na Cabeça".
No entanto, vinte anos depois da queda do Muro de Berlim, vários muros ainda permanecem erguidos por esse mundo fora. Para saberes mais clica aqui.
E cá na escola, que muros ainda temos que derrubar? Ficamos à espera das
tuas propostas!
Pontos de Vista
Aqui fica o conto Puntos de Vista, inserido no livro "PATAS ARRIBA - la escuela del mundo al revés" de Eduardo Galeano.
20 anos da Queda do Muro de Berlim
A propósito desta comemoração, deixamos aqui uma sugestão: Adeus Lenin, um filme divertido que retrata os esforços de Alexander Kerner, um jovem da antiga República Democrática Alemã, em evitar que a sua mãe se aperceba de que o Muro caíu.
Ler devia ser proibido
Este vídeo faz parte da Campanha de incentivo à leitura idealizada e produzida por alunos do 2ºano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Salvador.
Concurso Nacional de Leitura 2009 - 2010
3º ciclo:
A Volta ao Mundo em 80 Dias, Júlio Verne;
Um fio de de fumo nos confins do mar, Alice Vieira;
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda.
Secundário:
O Mandarim, Eça de Queiroz;
A AvóDezanove e o Segredo do Soviético, Ondjaaki
O velho que lia romances de amor, Luís Sepúlveda
DESAFIO PARA O MIBE
Nova forma de ler
Dia Mundial da Alimentação
Parabéns Alice Vieira!
Resultados do Passatempo "Dia Mundial da Música"
Os Livros têm asas!
Prémio Nobel da Literatura
Nascida a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de Nitzkydorf, perto de Timisoara, na Roménia. Herta Müller estudou alemão e literatura romena na sua terra natal e trabalhou depois como tradutora numa fábrica de Timisoara, sendo demitida em 1979 por se ter recusado a colaborar com a polícia política de Nicolae Ceaucescu.
Müller acabou por abandonar o seu país em 1987 para ir para a Alemanha com o marido, o também escritor Richard Wagner. Para trás deixou uma longa luta perdida pela publicação dos seus trabalhos frontalmente críticos ao regime totalitário de Ceausescu, que acabaria por ser derrubado dois anos depois de Müller sair da Roménia.
Vários prémios já tinham distinguido esta escritora: em 1984 foi galardoada com o Prémio Aspekte, em 1995 recebeu o prémio europeu de literatura Aristeion e foi eleita para a Academia Alemã para Língua e Poesia. Em 1998, recebeu o prémio irlandês IMPAC, no ano seguinte o Prémio Franz Kafka. Em 2003, foi-lhe atribuído o prémio Joseph Breitbach de literatura alemã, em 2004 o prémio de literatura da Fundação Konrad Adenauer , em 2005 o Prémio de Literatura de Berlim e, em 2006, o Prémio Würth de literatura europeia.
DIA ABERTO AO PROFESSOR NO OCEANÁRIO DE LISBOA
RAP RECOMENDA COLECÇÃO LITERATURA DE HUMOR
COMEMORAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
DIA MUNDIAL DA MÚSICA
E aqui ficam dois passatempos para os nossos utentes, o primeiro para os mais novos (3º ciclo) e o segundo para o secundário:
1º Observa atentamente a nossa montra comemorativa do Dia Mundial da Música e diz-nos qual destes instrumentos não se encontra lá: Kazoo, reco-reco ou berimbau.
2º Este ano comemoraram-se 50 anos do Festival de Woodstock. Três das mais famosas bandas do mundo recusaram actuar neste festival, identifica-as. Sabes qual a origem do nome do festival?
Serão premiadas as primeiras respostas que nos cheguem através do blogue!
PORTUGAL E AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR
SÉRIES DA TV QUE FORAM INSPIRADAS EM LIVROS
"Bones" (Ossos) é uma conhecida série baseada nos romances policiais de Kathy Reichs.
A série "Dexter", com o mesmo título em português, foi inspirada no livro "Dexter, um pesadelo raiado de negro" da autoria de Jeff Lindsay.
GRIPE A (H1N1)
BEM- VINDOS!
A BE da ESDAS dá as boas vindas a todos os alunos, e lembra que estará sempre presente para apoiar, incentivar e desafiar todos a participar activamente em todas as actividades!
Este é o local onde podes encontrar apoio para os teus trabalhos escolares, o livro, o CD ou o filme que há muito querias ler, ouvir ou ver.
Encontros com escritores, passatempos, Feiras do Livro, Leituras, Excursões Literárias e Exposições…farão com que a BE não te passe ao lado durante este ano.
UM BOM ANO!
5º ENCONTRO DE POESIA
Na próxima semana, dia 28 e 29 de Maio, teremos o prazer de receber os poetas José Rui Teixeira, Catarina Costa e Jorge Melícias, esta actividade está integrada no 5º Encontro de Poesia, organizado pela Biblioteca Municipal José Régio.
Actividade Vidacondenses
valter hugo mãe
nasceu em Angola, Saurimo, em 1971. Passou a infância em Paços de Ferreira, vive em Vila do Conde desde 1981. Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.
Vencedor do Prémio José Saramago com o romance o remorso de baltazar serapião, Quidnovi, 2006. Autor também do romance o nosso reino, Temas & Debates, 2004, considerado pelo Diário de Notícias o melhor romance português editado nesse ano.
Escreveu diversos livros de poesia, entre os quais: bruno, Littera, 2007; pornografia erudita, Edições Cosmorama, 2007; livro de maldições, Objecto Cardíaco, 2006; o resto da minha alegria seguido de a remoção das almas, Cadernos do Campo Alegre, 2003; útero, Quasi, 2003; a cobrição das filhas, Quasi, 2001 e três minutos antes de a maré encher, Quasi, 2000.
Organizou as antologias: O Encantador de Palavras, poesia de Manoel de Barros; Série Poeta, em homenagem a Julio – Saúl Dias; Quem Quer Casar com a Poetisa, poesia de Adília Lopes; O Futuro em Anos-Luz, por sugestão do Porto 2001; Desfocados pelo Vento, A Poesia dos Anos 80, Agora; Cântico Negro, poesia de José Régio, em colaboração com Luís Adriano Carlos.
A sua poesia está traduzida/editada em antologias ou livros autónomos em países como Espanha, Brasil, República Checa, Tunísia, Israel, Alemanha, Suiça, França, Eslovénia, Estónia e Estados Unidos da América.
25 de Abril
O golpe de estado que derrubou a ditadura, no dia 25 de Abril de 1974, foi conduzido pelos oficiais na sua maioria capitães que tinham participado na guerra colonial.
Dia Mundial do Livro
Dia Mundial do Livro

No dia 23 de Abril de 1616, faleceram dois dos maiores vultos da Literatura, Shakespeare e Cervantes. Desde 1996, e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. É uma homenagem mundial ao livro e seus autores, com o objectivo de sensibilizar os mais jovens para a descoberta e o prazer da leitura.
Por tradição, na Catalunha, Espanha, no dia de S. Jorge, 23 de Abril, honrava-se uma velha tradição catalã segundo a qual, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebiam em troca, um LIVRO.
Actualmente, a troca de uma rosa por um livro já é pratica comum em vários países do mundo.
Viajar com...Miguel Torga

No próximo dia 9 de Maio, realizar-se-á uma viagem cultural a S. Martinho de Anta e S. Leonardo da Galafura, intitulada "Viajar com... Miguel Torga", que está aberta a toda a comunidade escolar.
Inscreva-se na Biblioteca Escolar ou na Reprografia até ao dia 30 de Abril.
O preço é 15 euros e inclui viagem, almoço e visita ao Palácio de Mateus.
Para consultar o programa, clique aqui.
DIA DA ÁRVORE E DA POESIA

Comemorou-se no passado dia 21 o Dia da Árvore e da Poesia. Para assinalar este dia aqui deixamos um belo poema de uma das vozes maiores da poesia portuguesa.
O poema
O poema me levará no tempo
Quando eu já não for eu
E passarei sozinha
Entre as mãos de quem lê
O poema alguém o dirá
Às searas
Sua passagem se confundirá
Como rumor do mar com o passar do vento
O poema habitará
O espaço mais concreto e mais atento
No ar claro nas tardes transparentes
Suas sílabas redondas
(Ó antigas ó longas
Eternas tardes lisas)
Mesmo que eu morra o poema encontrará
Uma praia onde quebrar as suas ondas
E entre quatro paredes densas
De funda e devorada solidão
Alguém seu próprio ser confundirá
Com o poema no tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen
CICLO DE CINEMA: "GRANDES REALIZADORES"
Em 1919, une-se a Douglas Fairbanks, Mary Pickford e David Griffith para criarem uma companhia própria, a United Artists. A primeira comédia de Chaplin para a United Artists só é realizada em 1925, mas a espera valeu a pena. Em busca do Ouro é um dos melhores trabalhos de Chaplin.
Quando Chaplin iniciou as filmagens de Luzes da Cidade em 1928, o cinema já tinha entrado na era do som, mas ele decidiu ceder a esta inovação - "A beleza plástica continua sendo a coisa mais importante do cinema. O cinema é uma arte pictórica". E Luzes da cidade apesar de possuir uma banda sonora, não apresentava nenhum diálogo.
Nos anos 30, Chaplin realizaria apenas dois trabalhos, mas que foram, sem dúvida, os mais importantes de sua carreira. Em 1936 filmou Tempos Modernos , uma sátira sobre a alienação do trabalho e, em 1940 filma O Grande Ditador , uma das primeira reacções do cinema à figura de Hitler o ao nazismo.
Em 1971, Charlie Chaplin ganha um Óscar pela sua "incalculável contribuição ao cinema", e em 1972 ganha o Óscar de melhor banda sonora por Luzes da Ribalta , 20 anos após sua estreia. Na madrugada do Natal de 1977, o cinema e o mundo perdiam, para sempre, a alegria de Charles Chaplin.
SEMANA DA LEITURA
mos a Semana da Leitura, iremos receber a escritora Inês Botelho e o poeta Ivo Machado.
Na BE decorre também uma feira do livro, onde podes adquirir livros destes autores para os conheceres melhor!
DIA DE S. VALENTIM
Amanhã comemora-se o dia de S. Valentim ou Dia dos Namorados.
A história do Dia de São Valentim remonta ao Império Romano. Durante o governo do imperador Cláudio II, foi proibida a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio II acreditava que se os jovens não tivessem família, se alistariam no exército com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimonias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens mandavam-lhe flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que mandaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro. Os dois apaixonam-se e ela milagrosamente recupera a visão. O bispo escreveu uma carta de amor para Assíria com a seguinte assinatura: “Do teu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
O dia é, hoje em dia, muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objectos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, pelo mundo fora, aproximadamente um bilião de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano.
Aqui fica uma sugestão para o dia de amanhã: uma das mais belas histórias de amor contadas num filme pósmodernista de Baz Luhrmann.