No dia 22 de Fevereiro assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime, instituído pelo Victim Support Europe, que reúne serviços de apoio à vítima de 26 países europeus, para recordar os direitos de quem é vítima de crime.
A Linha de Apoio à Vítima (LAV) da APAV – 116 006 – corresponde ao número de apoio à vítima europeu e é um serviço de atendimento telefónico, gratuito e confidencial, adequado às necessidades de cada vítima de crime e/ou violência, que trabalha numa rede de parcerias com as entidades judiciárias e policiais, possibilitando um encaminhamento rápido do caso da vítima para as entidades competentes.
A campanha de sensibilização parte do mote “A violência esconde-se no silêncio” e foi desenvolvida de forma mecenática pela agência HUMAN Lisboa, com o objectivo de promover a Linha de Apoio à Vítima.
A propósito de este dia deixamos aqui dois sites de uma importância fulcral no apoio e consciencialização de jovens sobre o que é a violência, quais os seus direitos e deveres:
APAV Para Jovens é um site com informação sobre diferentes formas de violência, estratégias de prevenção, de segurança pessoal, de procura de ajuda e de resolução de conflitos e outros problemas sociais que afetam os jovens.
O ABC Justiça tenta suprir insuficiências ao nível da comunicação entre o sistema judicial e o público e, concretamente, os jovens. O objectivo do projecto centra-se na promoção da transparência do sistema português de justiça penal, através da disseminação, entre jovens, de informação acerca dos aspectos principais do funcionamento deste sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário