Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.
Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A RBE convida as bibliotecas escolares a associarem-se a esta comemoração, apresentando-se algumas sugestões de trabalho, a serem desenvolvidas ao longo do próximo mês e que culminarão com a publicação no portal da RBE das participações das escolas que aderirem ao desafio. Para isso, solicita-se a inscrição das bibliotecas neste formulário, até 15/04/2021. Posteriormente, as bibliotecas inscritas partilharão as hiperligações para os produtos desenvolvidos, através do preenchimento de novo formulário, até 30/04/2021.
PORTUGUÊS: MAPA DE HISTÓRIAS (1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO)
De entre um conjunto de obras literárias da lusofonia, disponibilizado pela biblioteca, os alunos são convidados a escolher uma obra, registar num mapa a origem do respetivo autor, com a capa correspondente, selecionar um excerto e gravar a leitura desse excerto. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital. Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos.
PORTUGUÊS: IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO (2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO)
Os alunos exploram um conjunto de recursos que mostram que, ao longo dos tempos, a língua portuguesa foi enriquecida com importação de vocábulos de outras línguas e, por outro lado, deixou a sua marca noutras línguas, exportando para elas várias palavras. Posteriormente são convidados a criarem um Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital.Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (2.º CEB) e Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (3.º CEB).
PORTUGUÊS: LÍNGUA GLOBAL (ENSINO SECUNDÁRIO)
Com base num vídeo do Instituto Camões, os alunos debatem sobre a língua portuguesa, partindo de cada uma das afirmações aí formuladas. Em grupo os alunos, realizam pesquisas e preparam apresentações de exemplos que justifiquem essas afirmações. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital.Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recurso
Nenhum comentário:
Postar um comentário