Faveous é uma aplicação que permite termos, automaticamente, num único local todos os links com que nos vamos cruzando e de que gostamos, seja no YouTube, Twitter ou Facebook. Para acabar de uma vez com a pergunta “mas onde é que eu vi aquilo?”.
o kasparov da esdas
Decorreu no dia 23 de Fevereiro o II Torneio de Xadrez da ESDAS, com a presença de oito bravos xadrezistas candidatos ao título de Kasparov da ESDAS 2012. Venceu o torneio, após mais de três horas de árdua competição, o PEDRO CAMPELO, do 12º E. Ao vencedor os nossos parabéns, bem como a todos os participantes, por tornaram este evento possível.
Animar 2012
Inicia-se hoje, dia 29 de Fevereiro, mais uma edição da Animar. A partir das 11h, a Solar Galeria de Arte abre a Exposição Lanterna Mágica e sessões de Lanterna Mágica no Teatro Municipal de Vila do Conde, acompanhados de música ao vivo (11h e 15h30). A Animar 7 é realizada em associação com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.
iniciativa 15/25
Após a criação da secção 15/25, que tem o objetivo de publicar trabalhos em texto, ilustração e fotografia enviados por leitores entre os 15 e os 25 anos, a revista LER avança agora com uma nova iniciativa: Volta a Portugal 15/25. Todos os meses, escritores e colaboradores da revista visitarão escolas e bibliotecas do país a fim de divulgar o concurso.
limpar portugal 2012
Limpar o país: este é o mote de mais uma iniciativa da Associação Mãos à Obra Portugal (AMO Portugal). Depois de limpar o país, em 2010, este ano o projeto volta a ganhar vida, estando já em curso a angarição de voluntários. Portugal foi a primeira nação no mundo a organizar uma limpeza nacional com recurso apenas a voluntariado, e sem movimentação direta de dinheiro.
Em 2012, o dia L está marcado para 24 de março. Todos estão convidados a arregaçar as mangas e a sair para a rua para apanhar os detritos que invadem passeios, estradas, matas, zonas arborizadas, praias. O objetivo maior leva os cidadãos às florestas para “erradicar as lixeiras ilegais”
10 aplicações do facebook para estudantes
Hoje em dia praticamente nenhum estudante passa sem perfil na maior e mais famosa rede social do mundo, o Facebook.
Daí que aproveitar o Facebook como ferramenta de aprendizagem é cada vez mais um destino comum para alunos, professores, encarregados de educação e todos os que têm algo a ver com o processo de ensino aprendizagem.
As 10 aplicações que se seguem são especialmente destinadas a estudantes para os ajudar a organizar, trabalhar e partilhar com colegas e professores o seu estudo, utilizando o Facebook. Experimentem.
1- weRead: aplicativo que permite partilhar os livros que se está a ler e ver o que os outros pensam deles.
2 – Flashcards: para criar cartões em flash que ajudam a estudar no Facebook.
3 – Quiz planet: para criar questionários.
4 – Quiz Monster: preparar exames através de questionários
5 – Supercool School: rede social de aprendizagem onde os utilizadores participam em turmas interactivas em tempo real.
6 - Just Vocabulary: para melhorar o vocabulário Inglês. “JustVocabulary”é um aplicativo online de áudio-show.
7 – The 10-minute SAT Test: o SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test) é um exame educacional padronizado nos Estados Unidos, que serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas.
8 – CiteMe: para obter citações formatadas na maior rede mundial de conteúdo de biblioteca e serviços. Encontre o seu título nos resultados, selecione o seu formato favorito, e está feito.
9 – Language Exchange: ligar-se a especialistas que ensinam mais de 70 línguas, com lições dadas através do perfil do Facebook.
10 – Learn 10: ferramenta de aprendizagem de várias línguas.
(via Professor TIC)
the fantastic flying books of mr. morris lessmore
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, uma extraordinária curta-metragem de animação que foi uma das vencedoras da cerimónia de entrega dos Óscares da passada madrugada (Óscar de melhor Curta-Metragem de Animação), seguiu o caminho inverso que é habitual na literatura. Ao invés de termos um filme inspirado na literatura, temos neste caso um livro (ou melhor, uma app para iPad) inspirado num filme. A ideia partiu de William Joyce (antigo membro da equipa Pixar) da Moonboot Studios e o resultado é o que se pode ver no seguinte trailer:
(via Ler ebooks)
exposição fernando pessoa "plural como o universo"
A exposição Fernando Pessoa, Plural como o Universo, resultado da colaboração entre a Fundação Roberto Marinho (Brasil), o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo e a Fundação Gulbenkian, e apresentada no Brasil em 2010 e 2011, está, agora, patente na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) até ao dia 29 de Abril. De carácter multimédia, a exposição sobre Pessoa e os seus heterónimos, pretende mostrar toda a multiplicidade da obra do grande poeta de língua portuguesa, conduzindo o visitante numa viagem sensorial pelo universo de Pessoa, para que leia, veja, sinta e ouça a materialidade das suas palavras.
A FCG organiza visitas e atividades de descoberta da exposição para alunos de todos os ciclos de ensino, sujeitas a marcação prévia.
sugestão de leitura
Talvez o leitor nunca venha a saber ao certo quem é Mina McKee. Dizer que se trata de uma menina de nove anos que lê William Blake («Era pintor e poeta e algumas pessoas diziam que era louco – tal e qual dizem de mim») já é desvendar algo sobre a «McKee Paradoxal», a «McKee Disparatada», a «McKee Esquisita». A McKee que responde aos testes inventando palavras à maneira de Joyce, sendo «retirada» da escola. Mas dizer isso é explicar quase nada. Goste-se ou não, entrar no diário de Mina McKee significa dar um passo no escuro, à procura das palavras que ressoam sob a superfície. Ao contrário de O Segredo do Senhor Ninguém, cuja narrativa se encadeava sem sobressaltos formais. A história de Mina McKee, uma revisitação contemporânea do mito de Perséfone e Deméter – a princesa dos infernos e a sua mãe protectora e nutritiva –, é um dos romances juvenis mais extraordinários traduzidos em 2011.
Este livro encontra-se à tua espera na nossa BE!
(via O Jardim Assombrado)
17 coisas que não devemos fazer no facebook
Divulgar:
1. Datas de nascimento
2. Relacionamentos
3. A nossa localização atual
4. Se estamos sozinho em casa
5. Fotos dos filhos/ irmãos com nomes
6. O número de telefone
7. O endereço
8. O plano de férias
9. Discussões com familiares ou amigos mais chegados
10. Spammer: convidar os amigos para juntar-se a todas as aplicações/ jogos em entramos. E se jogamos jogos online, devemos definir as configurações da nossa conta para que os amigos não recebam as atualizações dos jogos.
11. Partilhar fotos comprometedoras
12. Revelar o que estamos a fazer em cada momento
13. Escrever no mural em vez de comunicar em privado
14. Queixar-se
15. Faça de conta que está a ser visto na Televisão
16.Adicionar desconhecidos, conhecimentos de circunstância e amigos de amigos
16. Partilhar tudo
17. Fotos de familiares e amigos sem autorização
Acima de tudo devemos ter em atenção que o FB é público e que não podemos ter de volta o que postamos. Antes de postar qualquer coisa no FB, parem e perguntem-se: eu iria anunciar isto na televisão? Eu faria isso na televisão? Se a resposta for não, então não postem.
Duas regras básicas: partilhem apenas o que têm de melhor e tornem o vosso perfil privado.
(via Professor TIC)
na última 6ª feira marcamos encontro com...
O artista plástico Jorge Curval é o próximo convidado da iniciativa Na última sexta-feira marcamos encontro com…, que todo os meses tem lugar na Biblioteca Municipal.
Natural do Porto, com origens em Vila do Conde, desenvolve actualmente a sua actividade artística no seu atelier instalado na freguesia da Junqueira.
"se o meu telemóvel voasse"
O IAC-CEDI, Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança é a entidade promotora e organizadora do concurso escolar SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE (ideia original do escritor José Fanha) que decorre a nível nacional entre 1 de fevereiro e 31 de maio de 2012.
Este concurso visa premiar os melhores projetos desenvolvidos no âmbito da temática DIREITO À DIFERENÇA – EU MAIS TU.
Apelando à criatividade das crianças e dos jovens, o projeto pretende contribuir para a defesa da não discriminação consignada no artigo 2º da Convenção Sobre os Direitos da Criança.
O concurso destina-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado que frequentem o ensino básico, secundário e profissional, no ano letivo de 2011-2012.
Os grupos de alunos constituídos para o concurso devem desenvolver projetos criativos com recurso ao telemóvel (fotografia e/ou filme) ilustrando a temática DIREITO À DIFERENÇA – EU MAIS TU com as seguintes orientações:
1º, 2º e 3º Ciclos:
Contar uma história através de 6 imagens, fotografias tiradas com telemóvel, unidas por um texto narrativo ou poético complementar.
Não se procura que o texto explique as imagens ou que as imagens ilustrem o texto, mas que se complementem e se iluminem.
Secundário:
Construir um percurso visual através de um pequeno filme acompanhado por palavras que o iluminem e tornem o seu sentido mais vasto e diverso, a partir de um guião previamente construído. Mostrar a contradição e complementaridade dos contrários e do seu jogo visual, físico e simbólico.
Mais informação aqui.
(via Bibliotecar)
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