dia da proteção de dados


Assinala-se hoje, dia 28 de janeiro, o Dia da Proteção de Dados. Este dia comemorativo pretende chamar a atenção para o estado de vulnerabilidade em que todos nós nos encontramos quando fazemos operações importantes em telemóveis ou computadores sem  o sistemas operativo atualizado ou quando usamos redes públicas.
Para combater estes riscos, a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e investigadores do Centro de Cibersegurança. irão disponibilizar um conjunto de aplicações que vai estar disponível para download gratuito no site da CNPD, a partir de 11 de Fevereiro, Dia da Internet Segura, e que permitirá ao utilizador navegar na Internet de forma mais segura em sítios públicos. Estas aplicações podem ser colocadas numa pen e transportadas para qualquer portátil ou computador com porta USB, mas não para telemóveis. Para além disso, também  já inclui, entre outras ferramentas, aplicações que permitem navegar de forma anónima na Internet e um aplicativo que permite ter uma zona de ficheiros cifrados, de forma a não poderem ser recuperados por terceiros.
Luís Antunes, diretor do Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, alerta que estes ataques podem ser feitos por qualquer pessoa com alguns conhecimentos informáticos e salienta que “Se não se atualizar os sistemas operativos dos telemóveis e dos computadores correm-se riscos sérios de qualquer pessoa poder aceder a contactos, mensagens, e-mails e passwords”.

Querem testar os vossos conhecimentos sobre o fenómeno do roubo de identidade? Acedam à página do Facebook do Projeto MiudosSegurosNa.Net e podem encontrar um questionário online, bem como outros conselhos sobre a gestão da privacidade em aplicações como o Instagram, o Google, o Gmail, o Flickr e até das consolas Wii U, Playstation 4 e Xbox One.

Nenhum comentário: