ficção sensorial

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) está a desenvolver um projeto que vai permitir que leitores experimentem as sensações das personagens de livros por meio da tecnologia.
A "ficção sensoria" é uma área de pesquisa do MIT Media Lab. Para transmitir emoções, o laboratório criou um traje eletrónico capaz de reproduzir sensações em quem lê. Porém, a novidade ainda não tem prazo para chegar às livrarias.
A espécie de colete tem, na parte da frente, duas placas pouco acima do peito, que são responsáveis por transmitir sensações de temperatura. Outras quatro placas à volta da cintura são responsáveis por sensações de compressão, que influenciam a pressão arterial, possibilitando a sensação de batimentos acelerados, por exemplo.
Nos ombros, alças medem a temperatura do corpo e uma unidade de controle central, na parte das costas, logo abaixo do pescoço, comanda o espetáculo sensorial.
Além disso, o livro propriamente dito vem com 150 lâmpadas de LED capazes de reproduzir a iluminação de ambientes e estados de espírito dos personagens - trazendo também um suporte de som.



Nenhum comentário: