obra completa de padre antónio vieira

Padre António Vieira entre os índios do Brasil numa litografia de C. Legran, 1641, Museu de São Roque, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
A conclusão da publicação da Obra Completa do padre jesuíta é assinalada hoje, dia 3 de dezembro, às 18:30, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. A Obra Completa do Padre António Vieira, num total de 15.000 páginas, começou a ser publicada em abril de 2013 e foi considerada pelo historiador José Eduardo Franco, um dos seus coordenadores, "o maior projeto da história editorial portuguesa". O historiador realçou que, "destas 15.000 páginas, cerca de um quarto são de inéditos ou textos parcialmente inéditos, nomeadamente teatro e poesia, da autoria de Vieira, que até os investigadores desconheciam".»
Entre os títulos publicados, encontra-se "a obra magna de Vieira, que morreu quando a escrevia, que se intitula A Chave dos Profetas, que corresponde a dois volumes", destacou Eduardo Franco.  Os trinta volumes, divididos em quatro tomos, contaram com a colaboração de 52 investigadores de Portugal e do Brasil. 
O historiador destacou a coragem, o "lado frontal" de Vieira e como este "enfrentou os homens do seu tempo".  "Ele tem aquilo que eu chamo uma espécie de património de crítica social e política, que ainda é pertinente para os dias de hoje", disse o historiador que lembrou como o sacerdote, nascido junto à Sé de Lisboa, lutou contra as desigualdades sociais, a opressão do trabalho escravo, criticou a existência de cidadãos de primeira e de segunda, referindo-se ao que na época catalogava como "cristãos-velhos" e "cristãos-novos", e "criticou as estruturas dominantes de corrupção, por exemplo no sermão do bom ladrão".

Nenhum comentário: