a estante da professora carla nunes




Recordando os tempos de estudante, começo por destacar Os Maias, de Eça de Queirós. Naquela época, gostei muito de ler esse livro. Esta leitura, realizada numa fase de transição, de algum modo contribuiu para a definição do meu percurso escolar. 
Outro livro cuja leitura apreciei muito foi Cien años de soledad, de Gabriel García Márquez, no qual é apresentada a história de uma família entrelaçada entre a realidade e a ficção. 
Toda a obra de Vergílio Ferreira é uma referência na minha vida. Eleger uma é tarefa impossível. Contudo, destaco o livro Aparição, um romance existencialista escrito na fase em que o escritor fazia a transição do romance para o ensaio. Neste livro, o autor relata a transcendência do eu como se de uma aparição se tratasse. Foi interessante descobrir que a escrita do romance foi inspirada no pensamento do próprio escritor e em algumas fases da sua própria vida. 
Considero que tal como as vivências pessoais podem influenciar a escrita dos escritores, as escolhas de leitura são influenciadas pelo momento que vivemos e estas leituras corresponderam a distintas fases da minha vida. 

Nenhum comentário: