black friday e dia mundial sem compras

O Dia Mundial sem Compras (DMsC, conhecido originalmente em inglês como Buy Nothing Day, "Dia de Não Comprar Nada") é um dia internacional de protesto contra o consumismo, que se realiza simultâneamente com a Black Friday, na 6ª feira após o Dia de Ação de Graças, Thanksgiving Day.
Na Black Friday, dia de descontos mais louco do ano, nem tudo o que parece maravilhoso o é. Há um ano, a associação nacional de defesa do consumidor, Deco, alertava que muitos produtos anunciados como alvo de fortes descontos na Black Friday não eram mais do que um embuste. Os preços eram aumentados dias antes para logo depois os fazerem descer em fortes promoções.
Para evitar enganos, a associação criou uma ferramenta que permite confirmar se a loja está mesmo a propor um bom negócio em produtos como eletrodomésticos ou tecnologia. Assim, para verificar a veracidade do desconto, basta aceder à ferramenta e inserir o link completo onde encontrou o produto ou o nome da loja e do produto. “Se houver histórico suficiente, surge um gráfico com a variação do preço nos 30 dias anteriores”, lê-se no site da Deco. “Se aparecer um semáforo vermelho, é porque o preço aumentou”.




Nenhum comentário: