dia internacional em memória as vítimas do holocausto


Hoje é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Passam 72 anos sobre a libertação do campo de concentração de Auschwitz - Birkenau.
Quando, em 27 de janeiro de 1945, as tropas aliadas entraram nesse campo, trazendo plenamente à luz do dia o horror do extermínio nele praticado, cessaram todas as desculpas. Muitos haviam denunciado, desde o princípio, a conceção e a execução do sinistro programa nazi, primeiro, de desumanização e subsequentemente de aniquilação de um povo, o povo judeu. Também denunciaram o tratamento, em termos de barbárie equivalente, dado aos opositores políticos, aos ciganos, aos homossexuais, aos portadores de deficiência e aos doentes incuráveis.
O primeiro filme do ciclo de cinema de hoje, A Noite Cairá, mostra-nos as imegens que uma equipa de filmagens filmou: as pilhas de cadáveres e os sobreviventes - provas irrefutáveis dos crimes cometidos pelo regime Nazi. O produtor Sidney Bernstein planeava usá-las num filme e convidou Alfred Hitchcock para o montar. Mas, depois do fim da Guerra, as forças de ocupação mudaram a sua política e em vez de confrontar a Alemanha com a culpa, preferiram instalar a confiança para tornar possível a reconstrução do pós-Guerra. E estas imagens de horror indizível foram confinadas aos arquivos. "A Noite Cairá" segue as pisadas deste filme inacabado conhecido como o "Hitchcock perdido". 
Agora podemos ver aquilo que  o produtor britânico Sidney Bernstein tinha em mente quando convidou o realizador Alfred Hitchcock para supervisionar a montagem de imagens recolhidas no terreno: fê-lo porque queria deixar algo para memória futura. Fê-lo para que a História recordasse o que os soldados – norte-americanos, soviéticos e britânicos – haviam encontrado ao longo do percurso de libertação da Europa. Pelo mesmo motivo, devemos continuar a assistir a este documentário: LEMBRAR PARA NÃO ESQUECER!

Nenhum comentário: