Quase a chegar ...

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship). Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2021, dia 25/10. O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.






 

A partir de amanhã na nossa biblioteca ...

 


Na disciplina de “Cidadania e Desenvolvimento”, os alunos do 11º ano das turmas CSE e CT2 trabalharam o tema “Literacia Financeira”. Graças a um texto disponibilizado pelo professor de Economia Vasco Teixeira, os alunos redigiram, em inglês, os seus próprios textos onde explicaram o que significa literacia financeira. Além disso, como estavam trabalhando em temas como estratégias de marketing e slogans nas aulas de inglês, os alunos foram convidados a criar seus próprios slogans dentro do tema. Estes foram, então, incorporados a um pôster em colaboração com a biblioteca da nossa escola.

Será no dia 5 de maio...


 Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A RBE convida as bibliotecas escolares a associarem-se a esta comemoração, apresentando-se algumas sugestões de trabalho, a serem desenvolvidas ao longo do próximo mês e que culminarão com a publicação no portal da RBE das participações das escolas que aderirem ao desafio. Para isso, solicita-se a inscrição das bibliotecas neste formulário, até 15/04/2021. Posteriormente, as bibliotecas inscritas partilharão as hiperligações para os produtos desenvolvidos, através do preenchimento de novo formulário, até 30/04/2021.
PORTUGUÊS: MAPA DE HISTÓRIAS (1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO)
De entre um conjunto de obras literárias da lusofonia, disponibilizado pela biblioteca, os alunos são convidados a escolher uma obra, registar num mapa a origem do respetivo autor, com a capa correspondente, selecionar um excerto e gravar a leitura desse excerto. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital. Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos.
PORTUGUÊS: IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO (2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO)
Os alunos exploram um conjunto de recursos que mostram que, ao longo dos tempos, a língua portuguesa foi enriquecida com importação de vocábulos de outras línguas e, por outro lado, deixou a sua marca noutras línguas, exportando para elas várias palavras. Posteriormente são convidados a criarem um Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital.Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (2.º CEB) e Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (3.º CEB).
PORTUGUÊS: LÍNGUA GLOBAL (ENSINO SECUNDÁRIO)
Com base num vídeo do Instituto Camões, os alunos debatem sobre a língua portuguesa, partindo de cada uma das afirmações aí formuladas. Em grupo os alunos, realizam pesquisas e preparam apresentações de exemplos que justifiquem essas afirmações. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital.Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recurso

Quadro Estratégico 2014-2020 | Balanço final

 A monitorização do Quadro Estratégico foi feita internamente num regime anual, a que se deu maior incidência em 2017, apresentando-se agora publicamente o seu balanço final.

Considerando o desiderato final expresso em Programa Rede de Bibliotecas Escolares - Quadro estratégico 2014-2020, através da sua implementação, esperamos contribuir, não só para uma gestão mais eficaz da RBE, mas também para um aumento da sua capacidade para aproveitar as oportunidades e para enfrentar os desafios que se colocam às bibliotecas no século XXI, continuando a demonstrar o valor indispensável de uma política pública para as bibliotecas escolares, a leitura, as literacias e a inclusão social que estas proporcionam.
Deve registar-se que, embora os padrões definidos neste quadro nunca possam considerar-se totalmente atingidos, foi realizado um trabalho consistente no sentido de capacitar as bibliotecas e os professores bibliotecários para enfrentar os desafios presentes e futuros.
A RBE afirmou-se dentro do Ministério da Educação, fazendo com que as bibliotecas sejam cada vez mais encaradas como parceiras na ação educativa das escolas, enquanto lugares de cruzamento de saberes transversais e de desenvolvimento das competências que, desde a publicação do Perfil dos alunos à saída de escolaridade obrigatória, são tidas como indispensáveis ao estudo, ao trabalho e à vida neste século.
Como é possível constatar na análise de cada um dos padrões de qualidade realizada neste balanço, existiram algumas áreas em que o investimento foi menor, quer por dificuldades surgidas, quer pela maior necessidade de intervenção noutros domínios.
Importa agora colmatar as principais falhas registadas, prosseguir e aprofundar o trabalho realizado e refletir sobre o que, sobretudo nos últimos tempos, se configura como marcante e essencial num futuro já próximo e que, necessariamente impactará o rumo a dar ao Programa Rede de Bibliotecas Escolares: a defesa imperiosa dos direitos humanos e do humanismo, a sustentabilidade e a luta pela sobrevivência neste planeta, a transição digital e o seu impacto na aprendizagem, nos empregos e na vida.
Aqui, mais informação:



Aconteceu há anos 69 anos!!!

 Às 6 horas da manhã do dia 5 de abril de 1952, o paquete VERA CRUZ - o mais rápido navio de então da marinha mercante portuguesa - alcança, na sua viagem inaugural, o Rio de Janeiro, lançando ferro a três milhas da barra. Havia partido, a 20 de Março, da gare marítima da Rocha de Conde de Óbidos, em Lisboa.

Fonte: Diário de Lisboa n.º 10540, de 05-04-1952, pp. 1 e 3



 O projeto "OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com a Equipa do ALEA1 e tem como objetivos:

≫Dar a conhecer aos alunos dos diversos graus de ensino o que são, para que servem e como se fazem os Censos;
≫ Mobilizar e incentivar os alunos e familiares na resposta aos Censos 2021 pela Internet e em segurança.
Tendo em conta o sucesso desta iniciativa em censos anteriores e a imprescindível colaboração e experiência dos docentes como gestores e motivadores da sensibilização dos alunos, este projeto foi concebido num modelo que apresenta três tipos de atividades destinadas ao 1º ciclo do ensino básico, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
"OS CENSOS VÃO ÀS ESCOLAS" propõem um conjunto de atividades a realizar com os alunos de forma a sensibilizar para a importância dos Censos e incentivar a participação na maior operação estatística do país, através da resposta pela Internet.
A informação está disponível em
censos.ine.pt
ou em
alea.pt



JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

🇩🇪 Gratidão

BEM-HAJAM, Professora e meni@s da ALEMANHA
"Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal
A coordenadora do coro, com cerca de 40 crianças alemãs, conta que a música foi feita para "dar conforto, para que as pessoas saibam que não estão sozinhas" no combate à pandemia de covid-19 e "que alguém na Alemanha está a pensar neles".
"Meu amigo, ouvi falar
da tua situação de saúde.
Meu amigo, o meu coração doí-me,
porque não posso ajudar.
Mas mesmo um pássaro com asas partidas
que precisa de tempo para recuperar
voará um dia novamente
no ar."
Desejamos a todos muita força!
Wir wünschen allen viel Kraft!
Pensamos em vocês!
Wir denken an Euch!
Juntos somos mais fortes!
Gemeinsam sind wir stärker!
Em nome de todos
O coro infantil mollmäuse & FRIENDS
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Portugal, meu amigo!
Portugal, mein Freund!
1.
Mein Freund, ich habe gelesen,
wie es dir geht, wie es um dich steht,
Mein Freund, ich bin ganz erschüttert,
in Gedanken bin ich bei dir, in einem Gebet.
Doch selbst ein Vogel mit gebrochenem Flügel
braucht Zeit, bis er wieder fliegt,
der Sonne entgegen,
den Schmerz besiegt.
Refr.
Estarei com você
até você voar novamente,
Ich bleibe bei dir,
solange bis du wieder fliegst.
Estou perto de ti, com certeza,
Estou perto de ti!
Ich bin dir nah.
Ich bin da.
2.
Meu amigo, ouvi falar
da tua situação de saúde.
Meu amigo, o meu coração doí-me,
porque não posso ajudar.
Mas mesmo um pássaro com asas partidas
que precisa de tempo para recuperar
voará um dia novamente
no ar.
---
Muito obrigada, Roberto, pelo lindo vídeo!
Obrigada, Olli, pela produção!
Stephanie
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HOJE

 



HOJE - 15ª Edição da Semana da Leitura 2021

 

#somosleitores
#bibliotecasaedas

ACABADO DE LANÇAR

 Sinopse::

Sabes que todas as Pessoas podem escolher a profissão que quiserem? Sabes que todas as escolhas são validas? As Pessoas devem acreditar nos seus sonhos! Por isso, tivemos a ideia deste livro... Esperamos que as personagens desta história te inspirem a descobrir que tens a capacidade de escolher livremente a tua profissão. Texto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e ilustração de Susana Carvalhinhos, esta edição tem o apoio do iGen - Fórum Organizações para a Igualdade

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (texto) e Sónia Carvalhinhos (ilustração)