Prémio Nobel da Literatura


Este ano o Prémio Nobel da Literatura foi entregue ao francês Jean-Marie Gustave Le Clézio.
O Comité Nobel considerou o escritor merecedor do prémio pela sua narrativa de «aventura poética» e de «êxtase sensual», «explorador de uma humanidade para além (...) da civilização reinante».
Escritor e ensaísta francês, Jean-Marie Gustave Le Clézio nasceu em 1940, em Nice, sendo originário de uma família com ascendência inglesa e bretã. Actualmente vive no Novo México, onde continua a escrever.
Le Clézio tornou-se conhecido como escritor logo aos 23 anos com a obra Le procès-verbal, que lhe mereceu o prémio Renaudot de 1963.
Desde então já publicou mais de trinta livros, entre contos, romances, ensaios, novelas e traduções de mitologia índia. O seu mais recente livro é Ritournelle de la Faim, um romance de 2008. A sua obra, muito influenciada pelas viagens que fez ao longo da vida, é frequentemente vista como uma crítica ao materialismo ocidental e um olhar atento aos mais fracos e excluídos.
Várias das suas obras estão traduzidas em português: "O Processo de Adão Pollo" , "O caçador de tesouros", "Deserto", "Estrela errante", "Diego e Frida", e "Índio branco".

Na tua BE podes encontrar Le procèss-verbale, se quiseres mais informações sobre este autor e a sua obra.

Nenhum comentário: