António Gedeão no Pão com Rimas

Dia 24 de Novembro foi dia de aniversário de Rómulo de Carvalho (1906-1977), também conhecido pelo seu pseudónimo, António Gedeão. Professor de Química e Física, poeta, investigador, historiador, escritor, fotógrafo, pintor e ilustrador, Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, filho de um funcionário dos correios e telégrafos, José Avelino da Gama de Carvalho e de uma dona de casa, Rosa das Dores Oliveira Gama de Carvalho, que tinha como grande paixão a literatura apesar de contar somente com a instrução primária, nasceu a 24 de Novembro de 1906 na Rua do Arco do Limoeiro (hoje Rua Augusto Rosa) na lisboeta freguesia da Sé.
    Neste dia, tal como anunciado, na compra de um pão oferecemos um poema e quem conseguiu adivinhar o nome do autor foi o Miguel Guedes, do 12º A.
     Neste dia celebrou-se também o Dia Nacional da Cultura Científica, data escolhida em sua homenagem. Fica aqui o Poema para Galileu, dito por Mário Viegas.





Um comentário:

José Miguel de Oliveira disse...

Original iniciativa esta do pão com rimas.Porque a palavra é o pão da alma -eu digo! E bem hajam aqueles que lhe dão alimento, como o Gedeão e os outros...