A estante de Inês Pereira



Ora, livros que eu já li… Já são alguns. Mas agora escolher três para comentar é que é mais difícil.
Por isso decidi escolher três que eu gostei muito mas que não têm nada a ver uns com os outros. Ou melhor, três colecções que não têm nada a ver umas com as outras.

O primeiro livro que recomendo é qualquer um escrito pela Jane Austen. Há um ano ou dois comecei a ler Jane Austen e decidi lê-los todos. Ainda me faltam dois, mas já li 5. Gostei de todos apesar dos meus preferidos serem “Orgulho e Preconceito” e “Persuasão”.
Os clássicos da Jane são romances. Não os romances de hoje em dia repletos de aventuras, traições e reviravoltas estilo novela mexicana. É claro que também têm aventuras e mistério, mas num modo mais romântico e bem adequado ao seu tempo. Jane Austen viveu e escreveu no final do século XVIII, princípios do século XIX e retrata maioritariamente a vida da sociedade rural georgiana onde a personagem principal necessita de casar para ter um futuro comodo. Mas numa sociedade onde casar por amor é um extra, Jane sempre consegue dar a volta e fazer com que as suas personagens acabem felizes e amadas, mesmo que não seja com quem mais se espera. Adaptado ao grande ecrã já se encontra o “Orgulho e Preconceito” (em livro e em série), “Sensibilidade e Bom Senso”(em filme) e “Emma” (em série). 


O segundo livro que recomendo é qualquer um escrito por Dan Brown. Para quem gosta de suspense, acção e história este é definitivamente o escritor recomendado. Infelizmente ainda não li todos os livros dele mas adorei “O Código Da Vinci”, “Anjos e Demónios”  e “O Símbolo Perdido”. São livros que partem de factos reais e desenvolvem uma história fictícia que te prende ao livro do início ao fim. Os capítulos são pequenos, contrariamente ao tamanho do livro mas mudam de ponto de vista várias vezes, dando-nos a perspectiva de quase todos os personagens. Em filme já existe “O Código Da Vinci” e “Anjos e Demónios”.


Por fim recomendo a colecção “Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo”, de Rick Riordan. São livros que retratam a mitologia grega numa história repleta de aventura e acção. Conta a história de um rapaz que ao 12 anos, Percy, descobre que o pai que ele não conhecia é afinal um deus do Olimpo e que sendo ele meio-sangue terá de ir para o Acampamento Meio-Sangue treinar para lutar contra as criaturas que até aquele dia Percy só achava que se encontravam nos livros ou em filmes. São 5 livros no total, apesar de apenas 3 se encontrarem já publicados em português, e o primeiro já foi adaptado para o cinema. 

Apesar dos livros serem insubstituíveis, a nossa sociedade acha muito mais apelativas as tecnologias. Para isso já existem bastantes livros on-line ou e-books que nos permitem ler em computadores. Isso é uma maneira de apelar a todos os amantes da informática a ler e eu tenho uma sugestão. Fanfics. O que são fanfics? Bem, segundo a wikipédia, “Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles.” Ou seja, os fãs de uma história pegam nas personagens da mesma e criam um enredo totalmente diferente. Existem para todos os gostos e idades. Eu comecei a ler há dois anos e já li mais de 60. Vão desde oneshots (fics que só têm um capitulo) a longfics (que têm mais que um capítulo e costumam ser bem grandes). Existem vários sites onde as podes ler. Pessoalmente gosto do fanfiction.net pela boa organização e grande variedade.

Espero que gostem das minhas recomendações e boa leitura.
Inês Pereira

Nenhum comentário: