dia internacional das pessoas com deficiência



Assinala-se hoje, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia, este ano o tema é "A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades".

A propósito deste dia, partilhamos aqui recursos digitais livres indicados para o Grupo de Educação Especial:


Araword é uma aplicação informática livre, enquadrada num conjunto de aplicações para a comunicação aumentativa e alternativa, que consiste num processador de texto que permite a escrita simultânea de texto e de pictogramas, facilitando a elaboração de materiais e a sua adaptação para pessoas com dificuldades a nível da comunicação funcional.



Cobshell  é uma aplicação para ajuda a pessoas com dificuldades de coordenação de movimentos ou problemas visuais. O programa tem um interface com 6 botões que ocupam todo o ecrã. Os botões podem ser configurados, de forma a cada um fazer correr um programa, ou pode associar um ficheiro de imagem (bmp) a um ficheiro de som (wav).



Tico é uma aplicação livre para a criação de comunicação interativas para individuos com deficiências graves.



Falador é um programa que lê os textos em português e apresenta, simultaneamente no ecrã, a imagem dos lábios a movimentarem-se. Pode ser utilizado para estimular a aprendizagem da escrita e da fala.

Estes e outros recursos serão brevemente adicionados à wiki da BE, procurem-nos na Classe 3!

Nenhum comentário: