dia mundial de luta contra a sida

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida comemora-se hoje, 1 de dezembro, com o objetivo de sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional face a esta pandemia.
Portugal foi um dos seis países da União Europeia (UE) que, em dez anos, conseguiu reduzir em mais de 25% o número de novas infeções por VIH (vírus da imunodeficiência humana), de acordo com o relatório conjunto do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e da Organização Mundial de Saúde - Europa, recentemente divulgado.
Para assinalar este dia, a MTV Portugal transmite em exclusivo, às 19:00, o documentário Me, Myself & HIV, um relato único sobre a realidade de ser jovem e portador de HIV em pleno século XXI. Este documentário de uma hora segue a “viagem” de dois jovens em 2010 que vivem com sida: Angelikah dos EUA e Slim da Zâmbia.
Na primeira pessoa, a história é relatada desde a fase em que decidiram fazer o teste até ao momento em que souberam os resultados e o seu dia-a-dia actual com todas as condicionantes sociais de se ser portador de HIV, nomeadamente no que respeita a namoros, trabalho e viagens.
Em Portugal, Me, Myself & HIV conta com o apoio da Associação Abraço, que disponibiliza a sua linha de apoio gratuita (800225115) em toda a comunicação sobre o documentário e no final do mesmo.
O site da MTV Portugal terá um espaço dedicado a este trabalho, com conteúdos sobre o documentário e informação, guias, estatísticas e links úteis acerca da sida. A ideia é quebrar estereótipos e estigmas sociais.

Nenhum comentário: