a estante da professora anabela silva




Ao longo da minha vida, foram muitas as músicas e os livros que me marcaram.


A frescura do cantor João Gilberto, o rigor e a força de Beethoven ou a natureza etérea de Debussy são incontornáveis…
E os livros e seus autores?
Ler “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes, livro aparentemente ingénuo mas tão profundo e verdadeiro…
Aceitar o desafio de Camilo Castelo Branco e ver a sociedade sem hipocrisia – com todos os seus defeitos e qualidades – e sermos capazes de sorrir, inclusivamente de nós mesmos!
Viajar com Pearl S. Buck e conhecer outras paisagens e culturas, tão longínquas no tempo e no espaço, mas tão próximas em toda a sua obra…
Regressar aos ambiente bucólicos – nos quais poluição, tecnologia ou aquecimento global não cabem – ao saborear a poesia bucólica de Guerra Junqueiro, em “Os Simples”…
Ou aferir o meu percurso de vida, ao visitar repetidamente aquele que considero o livro mais marcante: “O Livro de San Michele”, de Axel Munth…
Muitas outras obras e autores mereciam estar aqui mencionadas. O importante é ler, pois, como escreveu José Saramago, “ler faz bem à saúde”…
Um Livro não é caro, um Livro pode ser requisitado numa Biblioteca, um Livro pode ser partilhado, um Livro pode ser lido vezes sem conta, um Livro pode mudar as nossas vidas, um Livro pode fazer toda a diferença …
E porque nas nossas vidas, “tudo o que nos é útil, pode ser obtido por pouco dinheiro. Só o supérfluo é caro” (Axel Munth)… é urgente abrirmos as portas ao que de melhor o ser humano tem produzido: os Livros!

Nenhum comentário: