a estante da professora isabel tomás



 

Por considerar que nós somos (também) os livros que lemos, selecionei três obras que mais me influenciaram e ajudaram a crescer como pessoa (o que não quer dizer que outras também não o tenham feito).
Estas obras foram importantes na minha vida, porque desvelam a consciência da nossa finitude, do nosso inacabamento e das nossas fragilidades existenciais.
A veemência das histórias e das emoções verbalizada nas obras conduzem, de algum modo, o leitor a senti-las e a vivenciá-las como se da sua vida se tratasse. Por isso, estas histórias ajudaram-me a compreender melhor as incertezas da vida.
Na primeira obra, a personagem principal, Luís Echevarria, revela as múltiplas facetas do ser-se homem, procurando no amor o autoconhecimento e a resposta para a sua natural insatisfação.
A metamorfose mostra de forma irónica e irreal a transformação da personagem principal, Gregor, num inseto horrível. No entanto, a vítima da mudança não se preocupa com a mesma, observando contemplativamente as reações da família e amigos.
A terceira obra descreve a luta pela sobrevivência de uma família que procura, na migração, uma saída para a sua condição de miséria. No romance, são relatadas experiências humanas levadas ao limite: exploração, logro, condições de vida sub-humanas…
Três obras inesquecíveis que aconselho pela intensidade literária, pela relevância dos conteúdos, pelo entusiasmo e prazer que me proporcionaram.

Nenhum comentário: