estante de ana catarina martins



Este livro tem uma leitura interessante e é um clássico instantâneo para quem gosta de Dan Brown como eu. Mais uma vez, ele foi capaz de criar uma aventura misteriosa e emocionante centrando em Florença e (obviamente) aborda o Inferno de Dante e o grande clássico A Divina Comédia. Talvez por ser na Europa, onde temos uma arte mais profunda e uma história mais religiosa, os detalhes e as informações no livro são maiores que nos anteriores mas, isso só bem complementar a história pois, a maneira como ele retrata o passado de maneira tão moderna é genial. A história em si foi maravilhosamente bem construída com um tema e um final que dá muito que pensar e, claro, que todos gostam do Professor Langdon em mais uma das suas aventuras.


Que eu me lembro este foi o livro que eu li mais rápido pois logo nas primeiras páginas é nos apresentado o tema de fundo desta história, o desaparecimento de um rapariga, e ao avançarmos na história isso transforma-se numa saga familiar perspicaz e disfuncional com o comentário de Larsson sobre a politica e a sociedade, obrigando-nos a pensar numa grande variedade de temas e aspectos que normalmente nos recusa-mos a aceitar como parte da nossa sociedade. A discrição perturbadoramente detalhada e real de certos crimes e cenas dão o realismo necessário para nos cativar imediatamente ao livro. E, para juntar a tudo isto temos as duas personagens principais simplesmente incríveis que se enquadram muito bem na história contada, dando-nos também uma pitada de romance ao livro.



Eu não gosto de livros onde o tema principal seja o romance, mas este livro não entra nos clichés habituais, estando escrito de uma maneira em que o leitor em algumas partes consegue sentir verdadeiramente as dores e as alegrias dos personagens. É muito realista, tratando a forma como dois doentes com cancro se apaixonam e como lidam com esse amor estando com o futuro assombrado com a possível morte que advém da doença. E, por isso, apesar de o tema ser tão intenso o autor consegue passar também a alegria e o amor pois eles são dois jovens apaixonados apesar de tudo. Este é um livro que recomendo sempre a quem não gosta muito de ler pois tem uma escrita bastante simples e cativante que faz com que se leia até ao fim para saber o que acontece com este casal.

Nenhum comentário: